sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

VASOS E BANDEJA


Que vaso é melhor para o seu bonsai?

É sempre uma dor de cabeça, haja visto que muitos vêem o bonsai como uma pequena plantinha, na qual sabemos que não é verdade. Na escolha do vaso, deve-se haver harmonização da planta e estilo, é isso que faz do Bonsai uma coisa de se saltar os olhos, um trabalho que espelha a pessoa que cuidou, tratou e educou a planta. Para escolher o vaso perfeito para seu bonsai dou umas regras:

Paciência: Plantamos a semente, ela chega a idade madura, mas ainda não é um bonsai. Procure  sempre plantar em vasos mais espaçosos, ou naqueles vasos de plástico, que poderão ser de formato de bandeja de bonsai ou vasos normais de cultivo normal de uma planta... Já fiz até em caixinhas de leite longa vida que foi bem aceito pela planta. Só passe para o vaso definitivo quando ela estiver pronta.

Material: Tradicionalmente os materiais melhores são os de cerâmica, atualmente escassa por ter seu preço alto, e não é por pouco, são obras de arte e dependem de técnicas que não são avançadas, existem a muitos anos. Os vasos de cimento, também foram muito utilizado, pois não tinha a técnica da cerâmica, mas temos uma objeção ao vaso de cimento, ele puxa muita água, é muito pesado, ocupa muito espaço e dá pouco para a planta

Acabamento: Nos vasos, a coisa que deve chamar a atenção(na escolha) é que a parte de dentro não seja esmaltada ou muito lisa, para que o bonsai possa fixar suas raízes. Materiais porosos são melhores para garantir a fixação de radiculares e raízes. O lado externo podem ser pintados ou esmaltados, com cores que não concorram com a harmonia e a beleza da planta.

Drenagem:  No fundo do vaso deve haver furos, mais ou menos um da largura de um canetão e mais três a volta, com o tamanho de uma caneta. Deve-se manter sempre uma boa drenagem de água, a planta tem que respirar, pois ela se utiliza da água, mas também respira e tudo pelas raízes, por este motivo até a composição da terra é repensado.

Bandeja Larga: Aqui algumas instruções, para uma bandeja larga se um dia encontrar. Aqui vão estilos que podem ser colocados. Geralmente são colocados bonsai do estilo SHOKAN (ereto formal) é considerado masculino e combina melhor com o vaso retangular, Já o HOKIDOSHI (vassoura) de formas mais suaves, procure colocar em vaso OVAL ( não é um vaso redondo) Para o estilo MOYOGI ( ereto informal)  pode-se usar um ou outro vaso, dependendo da dureza e harmonia que ele traz em suas formas. Para paisagens e bosques, procure vasos bem rasos ou algo que você nunca esperaria encontrar, a natureza dando um vaso esculpido de tal forma que ficaria lindo.

Vaso de boca simétrica. Plantas pendentes como o KENGAI e o HAN KENGAI (cascata e meia cascata) vevem ser colocadas em bocas quadradas ou sextavadas e dependendo do caso como a KENGAI (cascata) deve ser um vaso alto procurando sempre a curvatura  do bonsai. O Estilo BUNJINGI(literato) e o FUKINAGASHI ( varrido pelo vento) pedem vaso redondo de profundidade média, os estilos “casca de pedra” fica melhor com plantas Han Kengai ou Fukinagashi.

Formas orgânicas: Os vasos orgânicos devem ser usadas  plantas , preferencialmente que apresentem formas exóticas como o bunjingi e neagari (raiz exposta )

Espécie x Vaso: Algumas espécies tropicais não devem ser colocadas em vasos muito rasos, pois apresentam um desenvolvimento radicular rápido. Outras como a falsa Érica, não gostam que se podem muito as raízes, e foi ai que eu perdi uma  que estava linda. Elas apreciam vasos profundos. Plantas de folhas caducas, normalmente se adaptam em bandejas rasas, desenvolvendo um NEBARI ( eraizamento) forte e bonito.

Tamanho: Aí é uma questão de ótica, as regras e proporções, a planta e o vaso, o bom senso e seguindo ao menos estas sugestões, de qual vaso escolher e tendo uma planta saudável, já é meio caminho andado.

Obs: Vejo que o Sr Hideka, deixa um Cedro Nana por meses em um vasinho, de plástico ou de cerâmica, até ter 1 a 2 anos e depois é levado para um vaso de plástico comum, até se enraizar, ano seguinte , no inverno, tenta fazer técnicas para expor a raiz , educar os galhos. Permanecendo no vaso de plástico já com uns 6 anos ela pode ter dado alguma forma, forma esta que ele definirá o vaso que será escolhido.

A maioria das coisas que eu sei, vieram do Mestre Eduardo Mizuno, Filho e neto de bonsaístas, Mestre em botânica  e dá aulas particulares de bonsai.

Os vários tipos de vasos de bonsai, vocês conhecem... talvez fique faltando saber mais sobre o orgânico citado acima  

5 comentários:

  1. Este vaso é feito de comento e jornal, um pouco de areia... com camadas... manter o equilíbrio do vaso para com a planta significa muito!

    ResponderExcluir
  2. Achei lindo o vaso e gostaria de tentar fazer, mas acima está escrito comento e jornal. Não seria cimento e jornal? Desculpe a minha ignorância no assunto se for isso mesmo. Mas é que nunca ouvi falar nessa liga. E nunca fiz um vaso.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza eu errei na gramática, rs... é cimento e jornal, peço mil desculpas ao leitor fiél e obrigado por me corrigir Regina Corrêa!

    ResponderExcluir
  4. A regina fez um comentário desnecessário, o seu conhecimento sobre o assunto é mais importante que um erro de digitação. Continue escrevendo e praticando.

    ResponderExcluir
  5. A regina fez um comentário desnecessário, o seu conhecimento sobre o assunto é mais importante que um erro de digitação. Continue escrevendo e praticando.

    ResponderExcluir