sábado, 17 de março de 2012

Um Bonsai e dicas para o Outono


Dicas para o Outono...

Está chegando a hora em que as árvores perdem suas folhas, por mais viril que seja . No Brasil isso não é muito observado devido ao nosso clima tropical e a diversidade abundante dos vários tipos de folhas, raízes... encontramos vários tipos de pinhos, fícus, dependendo do meio ambiente em que ela vive.
No sul  porém.,pode ser bem observado as transições do clima, ou seja do verão ao inverno. No verão temos o calor e água , uma umidade relativa do ar boa, mas no inverno, alem do frio, vem uma estiagem , uma umidade que chega a secar rios.
No Outono deve-se priorizar a adubação, aproveitando as águas que ainda são generosas,  e o sol que é bom, para nutrir dando forças para a planta sobreviver no inverno, pois não adianta tentar nutrir a planta no inverno se no instante ela estará em estado de hibernação.
A hibernação das plantas é como a dos animais, engordando , procurando bastante nutrientes, para mais tarde, na primavera começar a florir dar folhas novas, enfim as borboletas mostram que isto é verídico. Da larva  chega a comer quase uma arvore inteira e fica em um casulo, chegando na primavera ela sai, procria, vira uma bela borboleta.
Por este motivo as gramas ficam secas, não crescem no inverno, e também é por este motivo que é mais aconselhável a poda de arvores no inverno, pois a seiva (o sangue que circula os galhos e troncos) está quase parado, não se movimentando, o que torna secar mais rápido o corte sem matar a planta.
Deve-se regar em abundancia  o solo, pois não há aquela evaporação que antes tinha no verão, o solo estará seco, sem umidade no ar, e isto até para nós faz um mal terrível.
Antes de chegar o inverno verifique as pragas, limpe e lave as folhas, deixe-a pronta para receber o inverno, dando nutrientes(adubos), água , e bastante sol.
Gosto de todas as plantas, e quem tiver orquídeas tome bastante cuidado com a rega, pois ela não precisa de muito, tome cuidado com as violetas que não necessita de tanta rega, mas deixe um pouco de nutrientes para elas se manterem até a primavera....

Nenhum comentário:

Postar um comentário