sábado, 25 de agosto de 2012

O Inverno Está chegando ao fim



Um período precioso na qual não podemos esquecer que quando no inverno, ela esteve em hibernação,ou seja, dormiu por meses, quer os dias estejam quentes ou não, ela adormeceu.
Agora vem a primavera, épocas que flores e frutas desabrocham, percebe-se que as árvores criam mais folhas, borboletas saem dos casulos , mas nem tudo é beleza, pois vem as pragas, insetos indesejados.
Se você regou o bonsai como se deve, mesmo ela perdendo algumas folhas, não se preocupe, pois agora é outra fase e outra época e um certo cuidado deverá ser feito.Quando estiver faltando 15 dias para o término do inverno, vá a primeira casa de floricultura e compre "torta de mamona" e "farinha de osso". Dependendo da planta(bonsai) as quantidades de um ou outro adubo, podem modificar, mas exemplificando as quantias seria:
Bonsai que seu predominante é o verde, apenas folhas, 40% de torta de mamona e 60% de farinha de osso...
Bonsai que o predominante são brácteas 70% de torta de mamona e 30% de farinha de osso.
Bonsai que são frutíferas 70% de torta de mamona e 30% de farinha de osso

Mas porque "torta de mamona" e "farinha de osso"?

A torta de mamona com a farinha de osso(o cheiro é horrível) darão nutrientes necessários para o bonsai crescer e ficar forte... é uma época importante e não pode esquecer, pois nesta fase, ao terminar o inverno, ela precisa de todo o alimento que haver pela frente.

Vamos comparar com o urso em hibernação: Depois do longo inverno, na caverna dormindo, o animal acorda com uma fome de leão, ou se preferir , de urso e sairá comendo tudo que ver pela frente. No caso dos bonsais, não é muito diferente, pois as folhas estão caducas, galhos as vezes secando, parece até que ela não sobreviverá, mas como eu digo, a natureza é bela, e as vezes ela pode estar pelada, mas é só chegar a primavera que ela cresce, dá frutos e flores. As vezes vemos Deus nessas pequeninas coisas.
Como a primavera é um tanto quanto instável e nela vemos as quatro estações do ano, inclusive as de muita chuva, reguem com cautela...
Para saber se o vaso do Bonsai está ou não bem regado, coloque o dedo na terra, se ele se molhar, é sinal que está, se não estiver molhado, corra e socorra seu bonsai.
Existem vários tipos de regar o bonsai, mas eu considero apenas um eficaz, que seria o imersão.
A imersão é quando você pega o bonsai e em uma bacia com agua, deixa até perceber que não sobe mais bolhas, não deixe muito tempo, pois pode matar o bonsai por afogamento(não é brincadeira, é a pura verdade)

Então, vamos recordar o que se deve fazer na entrada da primavera:

Adubar, regar constantemente. Mesmo que elas pareçam mortas, sem vida, regue e dê uma chance, se ela estiver sem folhas, regue, mas não adube e se for o caso, deixe-a em um local mais sombreado, que poderá ser o seu hospital para os bonsais, pois as vezes quebra o vaso, passa um vento e derruba da sacada, muitos acidentes poderão acontecer e você poderá ajudá-lo.

As vezes, temos tanto amor pelas plantas que não vemos a hora de ver ela linda, mas eu digo, tenha paciência.


Se você gostou do artigo, indique, vamos fazer bonsai, e se houver dúvidas, pode perguntar no email faggimozart@gmail.com
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário