sábado, 26 de novembro de 2011

Relação entre Zen-Budismo e Bonsai


Na China existiam o Taoísmo e o Budismo vindo da Índia, a muito tempo atrás. Com a chegada de Bodidarma na China ouve uma fusão entre os praticantes do Taoísmo e B. budismo. Foi aí que se formou o Zen-Budismo que se formou a observação dos pensamentos ou do movimento cerebral. Lavar louça ou cultivar uma árvore numa bandeja, observando o pensamento são exemplos disso. Esta é a mesma prática que você tenta fazer no Bonsai.
Para entender melhor o que seria os Taoístas, no que acreditavam, temos que saber que o TAO  seria a vida eterna, ou uma vida que nunca irá , por assim dizer, morrer. Tanto que o TAO é uma circunferência metade preta e outra branca, significando o equilíbrio.

Os taoístas acreditavam que quanto mais energia poupar, mais tempo de vida terão. Atravez dos exercícios de Ioga, eles conseguem , sem prejuízo para o organismo, diminuir as batidas do coração , a pulsação, a passagem de sangue. Acreditam que desta forma estão poupando energia. Esta prática taoísta era realizada com cachorros, gatos ou quaisquer outros bichos.Eles pegavam o animal e tentavam diminuir sua atividade, para ver se aquele que vivia mais tempo.
Aí que vem a relação do taoísmo e o Bonsai....Esta idéia de poupar energia de pessoas e animais para se ter mais energia, prolongando a vida, também era aplicado às plantas. Cada vez que nascia um broto, os taoístas o tiravam para poupar a planta de um desgaste. Quando nascia uma flor, por exemplo, tiravam a flor para não haver desgaste com a planta e ai, a planta continuava seu processo de envelhecimento, mas ficava baixinha, coisa que não seria normal em relação da idade e tamanho. Apesar da planta não crescer no tamanho, esta planta adquiria , no decorrer natural do tempo, características de velhice no tronco, na casca, no desenho. Os taoístas faziam isso com o intuito de que a planta chegasse a viver duzentos , trezentos anos. Daí eu digo que não confundam a arte que tem mais de mil anos com um bonsai, pois ele pode ter apenas 10 anos mas dar uma harmonia fantástica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário