segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Começando e conhecendo um Bonsai


Muitas pessoas perguntam de como conhecer um verdadeiro Bonsai. A resposta nem sempre é bem assimilada. Em primeiro lugar temos que a relação que existe entre o tronco e a bandeja, se é harmonia ou não. Depois temos que enxergar uma arvore e não uma mudinha colocada num vaso japonês.
Muitos não entendem, podam como se podaria um arbusto no jardim, plantam sem nenhuma base, usam um vaso qualquer para exibir algo que não tem nada haver com bonsai.
Primeiro temos que procurar uma muda num viveiro que tenha características de uma árvore, com tronco e galhos definidos, raízes expostas causam impressão de velhice sendo mais atrativas. Em seguida, através de diferentes técnicas de poda você vai transformando a planta como desejar.


uma muda de Fícus Sempreverdis com mais ou menos 5 anos de idade

Portanto, para começar é necessário disciplina, uma planta, um vaso, e muita observação.
Muitos querem aprender, mas poucos querem ler, já observei isto, portanto eu posso dizer que, mesmo que você tenha comprado um Bonsai e daí por diante não souber cultivar, em pouco tempo a planta morrerá.
As mais resistentes as negligências dos homens é a Fícus, mas não por muito tempo. Os Juníperos são no total as menos resistentes, e dou um exemplo: O Matsu ou Pinheiro Negro é uma das mais resistentes dos Juníperos, duram dias se não houver tratos, mas aparentam estar vivas e bem dispostas. Na verdade, elas apresentam óbito depois de 60 dias e não tem como voltar atrás... é uma morte lenta e silenciosa.
Mas falemos das formas de árvores, aliás , como você deve enxergar o bonsai no vaso para não comprar algo falso.   
 Observe que esta já tem mais de 10 anos e ainda não foi colocada em um vaso chinês(ela está se educando)
Veja os estilos básicos que podemos reproduzir

Nenhum comentário:

Postar um comentário