sábado, 26 de novembro de 2011

História do Bonsai


Para cultivar, dar trato, ter o cuidado quando se tem um Bonsai é necessário saber a história



A História do Bonsai é muito mais complicada do que encontramos em bibliotecas por ai. Várias versões sobre a origem foram ditas, mas apenas uma é verídica.
O Bonsai significa BON SAI  que é igual a uma planta em um vaso.
Sua origem, teve início na China, embora muitos acreditem que esta arte milenar veio do Japão. Acredito eu, que foi feita para o cultivo, o trato, o cuidado de uma planta estando em uma bandeja., onde se é observado todas as condições climáticas, de quanto precisa de sol, de quanto precisa de nutrientes e por ai vai uma lista de um ser vivo que precisa de nossa ajuda, e com isso temos o que esta planta nos dá... harmonia.
Quando se fala que o Bonsai é uma arte milenar, não quer dizer que esta planta tem mais de mil anos, a arte é milenar, a arvore não.
Fala-se em dois mil anos na maioria das minhas pesquisas, mas creio que ela é mais antiga. Eu tenho um recorte que diz que o Bonsai começou quando os chineses acreditavam que a montanha era o ponto de encontro entre o homem com os deuses, Então as pessoas procuraram ter em casa algo que representasse a vida que havia nas montanhas e foi ai que começou o p’em-tsai  ou Bonsai como se chama hoje.
A arte do Bonsai não era acessível a todos , para tal equilíbrio, trato, cultivo, uma harmonia com seu eu, apenas seitas religiosas tinham acesso, como o Taoísmo o praticavam acreditando estar trazendo uma imensidão(montanha) para dentro de casa. O mesmo acontecia com relação às plantas. O Bonsai era uma arte popular, mas não totalmente, porque haviam limitações . Um exemplo típico era que nem todas as pessoas conseguiam escalar uma montanha.
Escalar montanhas é uma limitação física, que na época era uma barreira, mas fizeram-me a pergunta se o sexo ou classe social seria um obstáculo. Não em absoluto. Hoje encontramos no dia a dia a jardinagem sendo feitas pelo sexo feminino, ou seja , a jardinagem tem ligação as mulheres, mas todavia é uma decorrência de um certo machismo ocidental que faz com que as pessoas tenham idéias equivocadas de que mexer com flores é uma tarefa especialmente feminina. Destaco que, na China o trabalho com a terra, cultivo, agricultura , são atividades sem qualquer distinção de sexo.
Houve uma época, de quando a arte do bonsai entrou no Japão, ali estava a linha de prática do zen-budismo. Aí sim , o Bonsai-dô estava para o lado masculino, porque eram os samurais que praticavam a arte. Eles se dedicavam ao bonsai para fortalecer o aspecto Mu-Shin  ou Wu-Sin (Chinês)- que significam sem pensamento- cujo o objetivo é transformar uma atividade em ação. Hoje o Bonsai , independente de sexo, homens e mulheres se dedicam não sendo uma forma feminina ou masculina de expressão.
Anteriormente disse algo sobre o Bonsai-dô, mas o que o dô tem haver com isso? Temos várias palavras em Japonês que vem o nome dô , como Ikebana-dô, Karatê-dô, Judô. Esta palavra, o dô, quer dizer caminho, via. Explicado melhor, é um caminho que leva  o indivíduo a si mesmo. Então podemos relevar que no caso do Bonsai é um caminho que leva à busca do auto conhecimento 

Perguntem, talvez eu tenha a resposta...

2 comentários:

  1. Existe alguma relação entre o Bonsai e o Ikebana?

    ResponderExcluir
  2. Não... Ikebana é uma arte que veio da India,que promove a harmonia visual, floral, aromática do ambiente...Com combinações de cores, flores podemos mudar a harmonia da casa. Já o Bonsai é uma planta viva, que é cuidada por anos para se ter uma sensação grandiosidade. Um bonsai não morre de um dia para o outro como acontece com o Ikebana, mas o Ikebana-dô sendo bem utilizado é de uma beleza fantástica... sendo assim a resposta é que não tem nenhuma relação, a não ser que são plantas e harminizam o ambiente. Uma outra coisa que acho a pena dizer é que, o bonsai em geral são feitas por mudas de arvores, e eu nunca vi uma arvore crescer dentro de casa. Ja as flores são mais comuns estarem dentro da sala, na cozinha e isto é Ikebana-dô.

    ResponderExcluir