sábado, 3 de dezembro de 2011

A diferença entre bonsai e outras artes/Jiro Mizuno


Lembrando da história do Bonsai, vamos falar como ela chegou ao Brasil.
Os primeiros exemplares de bonsai no Brasil, de certo vieram com os primeiros imigrantes Japoneses, que chegaram no país no início do século, pois antes de vir o bonsai teve uma grande repercussão na Europa e era muito adquirido. O navio que trouxe estes bonsai ao país  era o Navio Kasato-Maru, ancorando em Santos.
Em 1953, chegou ao Brasil um jovem técnico em cerâmica , descendente de uma família de várias gerações para trabalhar na fabrica de porcelana. Tempos depois ele conseguiu abrir sua própria empresa fabricando vasos para bonsai, que não existiam na época.
Em 1960 ele começou a fabricar Bonsai, motivado pela experiência que teve com seu pai,que fazia bonsai de azaléias e aprimorando a técnica com a ajuda de pessoas mais experientes , como Senhores Kodama e Iwazaki e recorrendo a literatura de livros especializados no assunto.
Estamos falando de Jiro Mizuno,pai de Eduardo Mizuno, que morreu em 1994, aos 63 anos, e ainda hoje é considerado um dos Mestres na Arte do Bonsai


A grande diferença entre o bonsai e as outras artes é que a arte de miniaturizar  plantas nunca está pronta, ela vai se transformando ao longo do tempo, refletindo todos os cuidados(bons ou maus) que o artista desempenhou.

Hoje, um amigo disse que a tempestade e chuva de granizo, com grandes projeteis, acabou com a acerola dele e tirou todas as folhas da sua macieira... Eu já passei por isso, sei como pode parecer que ela se foi, mas acredite na frase “A natureza é bela” e com certeza aqueles bonsai irão vingar novamente, a natureza não desiste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário