quinta-feira, 17 de maio de 2012

Porque podar durante o Inverno?

Todas as árvores são podadas no inverno , e não no verão ou primavera, você sabe porque?
As árvores como se alimentam pouco, tem pouca seiva correndo pela planta(como disse anteriormente, se fosse animal, seria o sangue). Então, o que acontece é menos sangria da planta, cicatrizando rapidamente.
O que acontece que muitas pessoas, que estão vendo você fazer a poda, de vez em quando drástica, como cortar a metade da planta, acha que estamos matando a planta, mas não é isso, pois estamos dando forma e alguns galhos tem que ser sacrificados.
Pode até parecer que ela não irá sobreviver, pois antes cheia de folhagens, lindas, vira apenas um tronco, com alguns galhos que hoje são insignificantes.
Tem vezes que é necessário fazer a poda drástica, ou seja, podar não só apenas galhinhos, mas uma quantidade que chegue a 70% dela... é uma decisão difícil, pois na drástica pode sim haver a possibilidade da planta morrer.
Eu pessoalmente já podei um Pau Brasil, de 2m para 30cm, entretanto verifiquei se havia galhos que ela pudesse respirar e havia exatamente ali nos 30cm, fiquei um pouco, mas não tanto, traquilo, pois era apenas 1 galho que não estava tão saudável... confiando no que eu disse  "a natureza é bela" confiei e esperei chegar a primavera e por incrível a "natureza surpreende-me todos os dias.Hoje ela está viçosa, mas ainda falta dar-lhe forma e trocar de vaso.
No inverno não se poda apenas os galhos, poda-se as raízes, troca-se o vaso, a terra,faz a aramação(que significa amarrar) com cobre bom e dar forma desejada  que falarei em outra oportunidade. Deixo o desenho da poda de galhos, e não se esqueça que sempre deverá pensar em um triângulo como forma do BONSAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário