quinta-feira, 21 de junho de 2012

Alporquias e Enxerto , plantas mais velhas com menos tempo de trabalho

Enxertia e alporquia, duas técnicas utilizadas a milênios para se conseguir uma muda mais adulta em menos tempo. Imagine começar seu bonsai da semente, se em 2 anos ela se torna adulta e o tronco é fino?
Vamos partir para uma técnica que lhe dará uma planta robusta, com um tronco de idade boa em um tamanho que você ache que seja ideal para o seu Bonsai.
Como disse no tópico anterior, no inverno as plantas hibernam, mas é sempre bom regar e limpar as folhas... sim, limpar as folhas com agua e sabão... elas não morrerão, fiquem traquilos, pois as plantas precisam respirar e limpando as folhas você deixa-as com maior poder de respiração...
Mas não é só isso, pois as raízes respiram também, portanto tomem muito cuidado para não afogá-las com tanta rega... observe a terra, encoste o dedo e saberá se o vaso precisa ou não de uma rega.
Não há uma regra para a rega... alguns dizem 3 vezes por dia, outros 2 vezes, outros um dia sim e outro não, não há regra, o que há ao todo, é a sua interação com a planta, sua observação, é como se fosse um filho.
Bom, voltando a enxertia e a alporquia, seria ruim, em época de inverno tentar fazer alguma espécie com estas duas técnicas, mas chegando próximo do final de agosto ou do inverno, pode procurar uma árvore para fazer a enxertia e ou a alporquia
Alporquia, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada
Método simples que dá para observar pelas fotos ilustrativas
  Esta é a famosa alporquia... todas as plantas que são feitos a base de alporquia é impossível descrever a idade vejam o caso desta foto
Esta alporquia foi feita em 2008, tem 20cm

vamos falar da Enxertia... é uma coisa simples também e é só seguir algumas regras como amarrar bem a parte que está sendo enxertada.





você pode conseguir um novo galho, uma nova ramificação usando a enxertia ou até mesmo, colocar vários galhos abaixo e bodar drasticamente acima... supondo que você tenha um eucalíptus(uma suposição) quer que ao invés de 5 m tenha 1 metro, mas a parte de baixo, não tem galhos, então, faz-se furos injetam os galhos saudáveis nestes furos e amarre... faça isso em vários locais na parte de baixo, por volta de 30 a 60cm. Após ver que sua experiência deu certo, corte a arvore radicalmente, deixando-a com apenas a medida que você desejaria... faça isso sempre no inverno, ou seja, estas podas drásticas façam apenas no inverno.

Um abraços a todos  e para que não conhece este é outro Mestre do Bonsai, o Sr Hidaka 

Nenhum comentário:

Postar um comentário